10 motivos porque todo mundo deveria estudar fora


“A vida começa quando você sai da sua zona de conforto”. Todo mundo já deve ter ouvido essa frase pelo menos uma vez na vida. Por mais clichê que ela seja, o fato de sair do conforto da sua casa é uma ótima oportunidade para crescer. Estudar em outro país faz com que você vença barreiras, traz crescimento pessoal, além de conhecer novas culturas e vivenciar sua independência. Pensando nisso, separamos 10 motivos porque o intercâmbio é uma experiência inesquecível:


1. Autoconhecimento

A partir do momento que sair do seu país, você terá que confrontar-se com as opções que vai ser obrigado a fazer e com os medos que terá de superar. Sozinho, vai descobrir a importância de ouvir a si mesmo e não melhor maneira de descobrir quem você é e seus objetivos de vida.


2. Sair da Zona de Conforto

Ir a lugares desconhecidos vai obrigá-lo muitas vezes a contar apenas consigo próprio e a superar momentos difíceis com que certamente irá se deparar. Em vez de ficar em casa numa confortável bolha, você terá que abordar pessoas e criar condições para descobrir algo novo. Desta forma será inevitável superar obstáculos e crescer como indivíduo.


3. Chega de Vida Mansa

A sua vida é um tanto quanto cômoda não acha? Roupa lavada, comida na mesa, pertinho de quem faz de tudo para te proteger e tantas outras coisas que já são tão comuns no nosso dia a dia que parecem acontecer como mágica. 

Não é assim que funciona e não será desde jeito para o resto de sua vida. A única forma de aprender essas coisas básicas é sendo obrigado a fazê-las. Nesse aspecto, o intercâmbio é fundamental e vai ajudar muito.

Você não vai conseguir ficar no seu próprio quarto se não cuidar dessas arrumações. O melhor de tudo é que, ao voltar para casa, vai poder surpreender seus pais com as novas habilidades e deixá-los orgulhosos.


4. Crescimento Profissional

Que o mercado de trabalho está acirrado não é novidade para ninguém. Línguas complementares como inglês e espanhol já passaram a ser obrigatórias de modo que, quem não sabe, já vai para o fim da fila do emprego.

Por melhor que seja o curso de línguas da sua escola/faculdade, ele não chega nem perto da experiência de ter que aprender a se comunicar para sobreviver.

Quem está na faculdade tem ainda mais motivos no que tange o profissional. Algumas empresas olham as suas experiências de vida antes mesmo da sua formação acadêmica. Ter contatos com universidades estrangeiras são um upgrade essencial para o seu currículo.


5. Valorizar a Família

Outra coisa que você deve estar acostumado é ver os seus pais todos os dias ou toda a semana. Isso pode fazer com que essa presença não seja valorizada como deveria, com brigas constantes ou então aqueles dias em que você se tranca no quarto o dia todo e se quer os cumprimenta.

Isso faz falta. E muita. Por mais que o instinto jovem obrigue os obrigue a bancar os machões e se acharem autossuficientes de afeto, quando a distância está em jogo a coisa se complica.

Nem é preciso esperar a viagem para sentir isso. Nos dias que a antecedem, a ficha já começa a cair e você não sabe como lidar com o fato de que não poderá abraçar sua mãe por 6 meses, ou um ano. Desse jeito se aprende a dar valor a tudo o que eles significam pra você e como jamais viveria sem eles.


6. Networking

Contatos valem mais do que dinheiro nessa vida. Começar uma nova vida lá fora implica em conhecer um ciclo completamente renovado de amigos, professores e profissionais que podem e vão te oferecer novas visões e experiências.

Talvez essa seja uma das funções principais de um intercâmbio.  Nada impede que você volte para a cidade em que ficou instalado para morar ou fazer outra viagem. Por isso é tão importante ter “bases” que te receberiam a qualquer momento.

Muitas pessoas que voltam do intercâmbio acabam recebendo amigos estrangeiros em seu próprio país. Quem sabe aquele gringo que você conheceu não te liga oferecendo um trampo no país dele? Ou uma casa para passar as férias? Amigos nunca são demais e tudo fica ainda melhor se eles estiverem espalhados pelo mundo.


7. Independência

Como já foi citado, o excesso de comodidade evita o crescimento pessoal e não existe nada melhor do que a independência. Por mais que você já leve uma vida independente e seus pais sejam tranquilos, a fato de poder fazer o que quiser e como quiser é um sentimento estranho e prazeroso.

A parte chata (mas necessária) de aprender a se virar não é a única consequência de morar sozinho. Ninguém vai ficar te controlando para o resto da vida e você tem que aprender a lidar com isso da forma correta.

Bons e maus exemplos estarão à sua frente o tempo todo. Quem quer usar da independência para usar substâncias ilícitas e coisas sem responsabilidade vai sofrer as consequências depois. Cabe a cada escolher o que fazer a milhares de quilômetros dos pais ou de quem se preocupa com você.


8. Estar Perto de Onde as Coisas Acontecem

Ao escolher o destino para onde ir, os intercambistas devem pensar nas oportunidades e de que forma essa nova casa vai ajudá-lo a evoluir. Se você pensa em ser artista, por exemplo, pode escolher destinos como Los Angeles e Paris. Isso faz com que alguns sonhos e contatos que pareciam distantes de repente estejam a 1 quarteirão de casa.

Essa escolha é fundamental para que o viajante se sinta a vontade e sinta que o tempo está sendo bem aproveitado. O pior sentimento é o de que o esforço e a saudade de sair de casa não estão compensando.


9. Ajuda ao Próximo (Voluntários)

Os intercâmbios de voluntários em projetos sociais têm crescido muito nos últimos tempos, não só pela conscientização dos estudantes como pelo surgimento de novos projetos.

Já imaginou ir para o coração da África do Sul cuidar de crianças carentes e animais selvagens? Essa é apenas uma das opções a serem escolhidas.  Se essa for a sua escolha, o intercâmbio vai mudar não só a sua vida como a de muitas outras pessoas que precisam.


10. Melhorar a Fluência

A verdadeira fluência só se consegue praticando muita conversação com pessoas que falam corretamente a língua. No seu intercâmbio tendo que se comunicar com os nativos  o tempo todo para poder se virar  vai lhe ajudar muito a adquirir a fluência . De acordo com estudos, um mês de curso no exterior equivale a um curso regular no Brasil de 06 meses aproximadamente.  É no dia a dia da conversação com os nativos da língua que as palavras e seus usos diferenciados podem ser compreendidas e assimiladas corretamente, tornando-se parte de seu vocabulário naturalmente.


Fonte: Guia da Semana